Descobertas

VÍDEO: parque dos Dinossauros conquista o público na Quarta Colônia

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A programação do 15º Natal Iluminado da Quarta Colônia deste ano se tornou ainda mais mágica com a presença de seres pré-históricos. Quem chegava ao Centro de Eventos da Fundação Ângelo Bozzetto, em Faxinal do Soturno, deparava-se com esculturas gigantes de dinossauros espalhados pelo local. Atenta aos movimentos da réplica do dinossauro Oxalaia quilombensis, estava a cozinheira Jacira Pereira, 61 anos. Animada, ela comenta que a experiência remete a tempos de infância e faz um convite à comunidade:

-Que o pessoal que venha apreciar, porque está tudo lindo e maravilhoso. O parque vai ficar aqui, então, todo mundo vai poder visitar durante os dias. 

Para o estudante Leonardo Pereira da Rosa, 9 anos, que também compartilha da animação da avó, as crianças podem ter impressões diferentes sobre a nova atração de Faxinal do Soturno. 

-Acho que eles vão gostar...vão ficar um pouco assustados (risos). Mas, vão gostar e achar bonito também - afirma ele, sorrindo.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

PARCERIAS

O Parque dos Dinossauros é uma iniciativa da Fundação Ângelo Bozzetto. A presidente da fundação, Mariza Bozzetto, ressalta que o parque foi criado para valorizar a paleontologia local, estimulando também a educação e a curiosidade do público. A proposta, com uma temática diferente, reflete também o desejo de aproximar cada vez mais as ações do Geoparque da Quarta Colônia à comunidade.

-Esse parque, a ideia é que fique permanente, principalmente agora que o último dinossauro que foi achado aqui é considerado o mais antigo do mundo - comenta Mariza.

Ao todos, o espaço conta com cinco esculturas de dinossauros encontrados em municípios da Quarta Colônia. O público tem acesso a essas informações a partir de placas disponibilizados próximo a cada criação. Dados como nome, ano de descoberta, comprimento, alimentação e idade foram fornecidos pelo Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (Cappa), de São João do Polêsine. Confeccionados com ferro, isopor e fibra de vidro durante encontros do projeto Arte e Identidade, as obras são assinadas por Ricardo Carneiro e Ana Paula Ferreira. A técnica utilizada é semelhante a de carros alegóricos do carnaval carioca. 

A integrante da Comissão de Educação, Cultura e Comunicação do Geoparque Quarta Colônia, Maria Medianeira Padoin, comenta sobre o processo:

-Esses pesquisadores também puderam colaborar com toda a equipe da fundação, com os artistas que vieram e que estão envolvidos na preparação desses cursos. A maioria foram mulheres da região, tanto da região quilombola de Dona Francisca, quanto populações mais carentes de Faxinal do Soturno, que mais de 40 dias, ficaram aprendendo sobre como fazer esses animais com um carnavalesco do Rio de Janeiro, eagora podemos ver o resultado aqui em Faxinal.  

Para possibilitar que mais pessoas conheçam a atração, o Parque dos Dinossauros seguirá aberto até o dia 6 de janeiro de 2022. Os interessados poderão visitar o espaço, localizado na Rua Ângelo Bozzetto, 801, todos os dias, das 18h às 22h. A entrada é gratuita.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Eduardo Ramos (Diário)Mariza Bozzetto (à dir) e Maria Medianeira Padoin comemoram a materialização do Parque dos Dinossauros


PROGRAME-SE

  • O quê - Parque dos dinossauros
  • Quando - Todos os dias, das 18h às 22h até o dia 6 de janeiro de 2022
  • Onde - Centro de Eventos da Fundação Ângelo Bozzetto, em Faxinal do Soturno
  • Entrada - Gratuita




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Últimos dias de 2021 podem ter temperaturas que se aproximam dos 40°C

Mercados abrem em horário reduzido neste domingo Próximo

Mercados abrem em horário reduzido neste domingo

Geral